sábado, 22 de junho de 2013

Metal Pará no Movimento Belém Livre - 2º Ato!

No último dia 20 de Junho de 2013 aconteceu o segundo ato do movimento Belém Livre com concentração e saída da Praça da Republica e caminhada até a prefeitura de Manga city!
Infelizmente por motivos de força maior não pude estar presente na concentração e na caminhada, porém, estive em frente à prefeitura registrando tudo que pude por lá!

Logo quando cheguei encontrei com o meu brother Frank Karapa do Veg Casa e ele me disse que na chegada tinha rolada a maior treta com a policia já...





Depois fiquei sabendo que o prefeito desceu pra tentar falar com o povo mas que logo em seguida entrou pois um “assessor” dele disse que estavam jogando ovos e o aconselhou a entrar...


Algumas pessoas que creio não serem efetivamente do movimento estavam o tempo todo incitando a galera e querendo depredar a prefeitura...

Coincidência ou não, muitos deles estavam com camisa VERMELHA e ou com camisas enroladas nos rostos...


Também observei muita gente bebendo e apesar de gostar de uma birita, acho que não é o momento para tal, pois temos que ficar totalmente “conscientes” do que está rolando, até mesmo por questão de segurança!




A galera do ROCK estava em peso fazendo sua parte na PAZ e muitos me cumprimentaram e permaneceram no local até o fim!




Bem na entrada da prefeitura estava a guarda municipal com escudos tentando manter a segurança na entrada do prédio que se encontrava de portas abertas, porém com a guarda na frente bloqueando a passagem.



Em dado momento os ARRUACEIROS começaram a jogar pedras em direção ao prédio e a guarda o que levou muitas pessoas a se afastarem mas alguns ficaram na frente da guarda e se ajoelharam bradando “SEM VIOLÊNCIA” no intuito de mostrar que os verdadeiros manifestantes não estavam vandalizando e que o protesto era pacifico!!!


Não teve jeito... De repente outro grupamento, desta vez o CHOQUE, se aproximou rapidamente lançando bombas de efeito moral e gás lacrimogênio na direção dos poucos que ficaram em frente a prefeitura e na direção dos baderneiros que insistiam em arremessar pedras mesmo que vários do movimento gritassem para não o fazerem!!!


Conclusão... Correria, pessoas passando mal e mais uma vez a credibilidade de quem está ali para protestar sem violência foi maculada!




Nesse momento de FUGA uma bomba de efeito moral estourou bem pertinho de mim e na sequencia a fumaça tomou conta e os PMs correram pra cima tentando fazer algumas “prisões”...



Cheguei até quase o meio da praça e dei a volta para tentar captar mais imagens da ação do CHOQUE que nesse momento já havia tomado a frente da prefeitura, munidos de escudos e cães!



Alguns Manifestantes e ou simplesmente baderneiros foram detidos e em seguida encaminhados para a DIOE...




Devidamente acompanhados de representantes da OAB-PA e do Ministério Público!!







Passado todo esse alvoroço o protesto continuou com rodas de pessoas sentadas ao chão bradando frases de protesto e vez por outra alguém pedia a palavra e todos repetiam o que essa pessoa falava no intuito de que todos ali pudessem ouvir o que estava sendo dito!


Pelo que entendi, todos queriam marcar uma audiência PÚBLICA com o prefeito em local que pudesse conter os manifestantes em geral, já que não há liderança ou comissões que pudesses ser recebidas em local fechado...

Até mesmo porque a intenção é de que “TODOS” participem e não haja brechas para qualquer tentativa de “corromper” um grupo pequeno... Estando todos presentes, as coisas ficariam bem mais TRANSPARENTES!!



De súbito percebi uma movimentação próxima aos guardas e de pronto reconheci   em meio ao grupo a amiga Mayara Lima que argumentava com um soldado do choque...




A respeito de que os manifestantes ainda estavam a espera de uma posição do prefeito com relação a tal audiência publica. (Vídeo).




Veio outro guarda e passou que seria marcada uma data para essa audiência e a pergunta que ficou no ar... QUANDO?




Logo depois outra aglomeração e segui para a mesma e acho que um assessor da prefeitura veio comunicar que o senhor prefeito ia atender os manifestantes em outra hora, pois já tinha se evadido do prédio e rumo a TV Liberal para dar uma coletiva a respeito do que aconteceu!!!


Por fim o que ouvi por último foi um manifestante que estava a frente nessa hora dizer que se era assim que o prefeito queria, eles iriam embora mas direto para o Facebook marcar um novo protesto e que assim seria feito até que o senhor prefeito os atendesse como eles queriam... Em Audiência pública!!

Assista ao vídeo e depois clique no flyer do movimento no topo desta postagem e confira todas as fotos!!


Vídeo:







































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...