quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fabrikaos VI - 24/08/2013

No último Sábado dia 24 de Agosto de 2013 tive o PRAZER de cobrir a 6ª Edição de um Festival de ROCK que já virou tradição na Mangueirosa!... FABRIKAOS!!
Nesta edição o line up contou com 12 bandas, todas paraenses e de variados estilos dentro do ROCK...

D.N.A., Insolência Públika, Telaviv, Molho Negro, Rennegados, Antcorpus, Scream of Death, Navalha, Hellride, Seven Foot, Methastasy e Bixo Morto promoveram um verdadeiro “KAOS” sonoro no velho e bom Mormaço com direito aquela chuvinha básica que sempre tenta embaçar os eventos de ROCK por aqui por Manga City!

Seu Jayme Katarro, vocal da banda Delinquentes e Sandro K, ex-Babyloyds e agora a frente da Abunai Produções organizaram um festival PHODA... Procurando seguir o cronograma o mais a “risca” possível e sempre dando assistência para os músicos participantes.

Chequei cedo ao local e procurei pelo Litrão do Rock, porém, ainda não se encontrava por lá. Entrei e as 15:00hs em ponto a primeira banda foi anunciada por Raul Bentes o “mestre de cerimonias” do evento (Um dos apresentadores do Programa Balanço do Rock) e esta foi a banda de DOIS mas que valem por QUATRO... Bixo Morto!!!


Formada por Rafhaell Pimentel no Vocal e guitarra e Germano Junior na Batera e no Backing Vocal, a dupla que esta longe de ser uma dupla sertaneja, faz um BARULHAÇO de responsa... Em uma conversa rapidóla que tive com o Rafhaell pelo Facebook eu disse:... - Me fala um pouco do Bixo Morto... Estilo, temática das musicas e proposta da banda.

E ele respondeu... “Bixo morto, filosofia do nome da banda é o sedentarismo cultural da sociedade atual, que deixou de questionar sobre seus valores humanos. Bixo que vem de brothers que fizeram parte de bandas que eu e o Germano tocamos juntos desde 1997, como Solução suicida, Verminoses do Sistema Solar e Ruwa...

Fizemos o upgrade mais agressivo e rápido. O fato de serem apenas dois integrantes na banda, e uma questão de praticidade, e também de que somos parceiros musicais ha muito tempo e termos feeling que dificilmente outro integrante iria ter...

Sobre nossas influencias, a base dela e o punk rock: dos anos 80, como bandas, Resto de nada, Delinquentes, Cólera, Invasores de cérebros, entre outras. E um pouco de trash metal e Old School. A proposta musical corresponde em fazer a primeira banda due hadcore de Belém com uma pegada clássica com letras rasteiras e diretas. Falando desde sarcasmo até as mazelas sociais.”... Destaque para musica “Escravos do Terror” (Vídeo).

Muito PHODA a banda Bixo Morto... Depois que eles se apresentaram eu fui agraciado com um molho de pimenta “Jambú Junkie – Bacuri Hot Peppers” que o Rafhaell que também é “Chef de la Cuisine” e produz o molho com ingredientes naturais, dando destaque para especiarias, frutas e etc da nossa terra... Da Amazônia!!

Cara o molho é SHOW, eu já provei e fiz até um vídeo a respeito que você poderá assistir logo abaixo.





Seguindo a programação entra em cena a banda de Hardcore Melódico Seven Foot do meu brother Iury Andrey que é Guitarra e Vocal da banda, mais o Leandro Farias na outra Guitarra, o Adriel Wanzeler no Baixo e Backing Vocal e o Rafael Lopes na Batera.


Os caras já são velhos conhecidos meus e com mais de 6 anos de estrada mandam muito bem dentro do estilo deles, sendo um “prato cheio’ pra quem curte a parada!!!


O Seven Foot faz um som bem interessante e veloz, com composições que abordam temas pessoais do cotidiano e também problemas sociais que são uma constante de várias bandas do underground... Destaque para musica Only Memories (Vídeo).

Na sequência veio o Methastasy mandando ver di cum força seu Deathgrind POWER bem no pé do ouvido da galera e deste que vos escreve também... Arrebentar a boca do balão é galho fraco pra essa banda...











Os caras “Bicudaram o saco do palhaço” e só não tocaram fogo na “lona do circo” porque enfim!!!...heheheheh!!







Formada por Raphael no Vocal, Luiz na Guitarra, Roberto no Baixo e André na Batera a banda aborda temas extremos e inusitados e a performance de palco é explosiva tanto quanto as musicas que são pesadas, rápidas e rasteiras...











Gostei muito da banda e espero poder conhecer mais o trampo dos Brothers... Destaque para as musicas “El Matador” e Dizimo Visceral” (Vídeos).





Uma pausa para uma breja geladíssima no Litrão do Rock que já estava pelas imediações do Morma... Fotos com a galera e já estava de volta para prestigiar os camaradas do Hellride e sua apresentação.



Formada em 2008 e contando atualmente com Eduardo Leão na Guitarra e Voz, Lucas Monteiro na outra Guitarra, Lan Corrêa no Baixo e Theo Queiroz na Bateria, ops caras do Hellride fazem um som que mantém o peso e a dinâmica do Thrash metal oitentista, porém, é perceptível influencias de outros estilos ao utilizarem alguns elementos mais próximos ao Heavy Metal e ao Metalcore.

Estreou o trampo autoral no ano de 2010 e três anos após lança seu primeiro EP 'Unleash Hell' disponível para download gratuito AQUI!... Destaque para musica “Lost” (Vídeo).

Mais um giro pelo Morma e de volta seguindo o cronograma tivemos a apresentação da banda Navalha!








Como citei em outra resenha... ”Conhecia o projeto só através da web e o que posso dizer é que muito interessante, escutei as musicas no site dos caras e gostei de várias, porém, não estou familiarizado com a performance dos caras ao vivo... 

Ali na braba... O que percebi é que o trampo é muito bem trabalhado e tem faixas que me remetem até um pouco de Pink, mas sempre com vigor e potência nas guitarras é uma VIAGEM o som dos caras, mas tem que parar pra ouvir os detalhes que são muito bem executados... Preciso ver mais shows do Navalha”...

Continuo com a mesma opinião... Preciso ver mais shows do Navalha!... Destaque para a musica “O Holograma (Vídeo).

E chega a vez da banda de Castanhal city... Scream of Death!!!










Formam a banda Thiago Leal no Vocal, Ariel Casimiro e Murilo Master nas Guitarras, Alexandre Brito no Baixo e Paulo Nery na Bateria...




Como sempre afiadíssimos, os Brothers do Scream of Death mandaram  muito bem seu Thrash/Death metal bem trampado e executado!




Os caras estão produzindo seu primeiro Álbum que tem o titulo “Madness of Mankind” e que em breve será lançado... Enquanto isso tem o destaque para musica “True World” (Vídeo).

Depois de Castanhal mostrar sua força, eis que é hora da banda Antcorpus de Parauapebas estremecer as estruturas do Morma e fazer chover “Chuva Ácida” na frente do palco... Heheheh!!!






A banda Antcorpus já não é mais novidade pra quem “FREQUENTA” a cena mesmo aqui em Bellhell... Os caras arrebentam sempre Abriram até pro Sodom aqui em Manga City...



Com 10 anos de estrada os caras do Antcorpus mandam um Thrash Metal com letras no bom e velho Português e contam em sua atual formação com Djair Oliveira no Vocal rasgado e desgracento, André Antcorpus e Anderson Albuquerque nas Guitars malditas, Sansão Anticorpus no Contra Baixo do inferno e Johnny Santos na Batera do desespero...

Destaque para as musicas “Desordem e Regresso” e “Na Terra do Metal” (Vídeos).

Um rolê no Litrão do Rock para lavar o peritônio e fazer umas imagens com a galera que prestigiou o evento e é claro com a moçada da loja Metal Charge que apesar de ser nova no mercado relacionado ao ROCK esta se "engajando" com os eventos e fazendo a sua parte nesse pirão que é a cena ROCK de nossa cidade...

Além de ser ponto de vendas dos ingressos para o festival ainda fez sorteios e outras promos e também sorteou camisas durante a programação do Fabrikaos... E assim também houve vários sorteios com premios diversos oferecidos pelos parceiros do Fest... Lazy Bones Records, Veg Casa e etc... 








Estavam por lá marcando presença e deixando o ambiente ainda melhor as gatas da banda Dust And Bones...





A minha lindíssima Roqueira Sammliz Samm (Madame Saatan) tomando uma "Chuva Ácida" com Beto Insolênte...













E as não menos belas Norah Valente (Vocal Álibi de Orfeu), Lorrany Lory (Guitarrista Consenso Ilusivo) e Dani Lima (Vocal Consenso Ilusivo) também estiveram por lá pelo Morma prestigiando e curtindo o Festival junto com amigos em uma grande CONFRARIA do ROCK Paraense.

E não demorou subiu ao palco do Fabrikaos a banda Molho Negro!

Como também citei em outra resenha... “banda que minha caçula acha firme e eu acho duca!... Molho Negro com o meu nobre João Lemos no vocal e na guita, no bass Raony Pinheiro e na “cozinha” o cheef Augusto Oliveira é quem manda no pedaço...

A Molho Negro também foi uma banda que conheci na web e depois tive o prazer de velos em ação em outras ocasiões e sempre gostei tanto do que ouvi quanto do que vi... Os caras formam um senhor power trio que tem um monte daquele chiclete de ouvido...

Sou fã do trampo dos caras e acho que esse é um dos caminhos... Simples, sem rodeios e sendo direto e com letras que partilham da mesma simplicidade, só que com uma certa dose de humor”... Destaque para as musicas “Mania de Perseguição” e “THC’ (Vídeos)









E segue o Fabrikaos 6 com a GRANDE volta da GRANDE banda Insolência Públika... Heheheh!!... Isso mesmo’ A irreverência e atitude dos “Pioneiros” do Punk Rock no Pará retornou a cena ROCK do Estado e fez um showzaço no Fabrikaos para marcar essa volta!

Considerada a 1º Banda de Punk Rock de Belém do Pará e fundada em meados dos anos 80, fez história na Mangueirosa e está de volta com força total contando atualmente com Régis Insolente na Voz, Beto Insolente na Guitarra, Cláudio Nó Cego no Baixo e Felipe Mucura na Bateria.

Os caras fizeram uma senhora apresentação e eu vi uns e outros esboçando um semblante de nostalgia e felicidade... Tanto de parte da banda como de algumas pessoas do público!

Os caras realmente fizeram história e mostraram que essas tal história ainda não acabou e que o gás ainda esta com toa a força como em suas musicas...

Hits como “Beirute Está Morta” e “Governo” sempre vão estar na mente de quem viveu a “musicalidade undeground” da década de oitenta e que agora mais do que nunca tem a chance de “reviver” e passar isso adiante!!!







Tivemos até a bela Keila Monteiro (Vocal em três projetos diferentes) que não conteve a emoção diante do show do Insolência Públika e chorou!!!... Na verdade muitos ali tiveram a mesma vontade mas conseguiram segurar... Veja o momento "magico" registrado pela Luneta Fotografia em que ela abraça Beto Insolente e chora!


Destaque para as musicas “O Sistema é o Alvo” e é claro, “Beirute Está Morta” (Vídeos).

Um giro rápido pelo salão do Morma e chega a vez dos Rennegados!!



Com Gilberto Amaral no Vocal, Jacob Franco no Baixo, John Bogéa na Guitarra e Wagner Nugoli na Batera a banda Rennegados já tem mais de dez anos na luta e faz um Hardcore pesado com letras de protesto social bem contundentes.











Os caras fizeram um show redondinho e deram o recado com competência de sobra!!!... Destaque para musica “Instinto Primata” (Vídeos).

Após o showzaço do Rennegados fez-se o breu no Fabrikaos com a apresentação da banda Telaviv!






Com o “lema” Música extrema ACIMA DE TUDO a banda Telaviv toma o palco do Morma e despeja na lataria amassada da galera todo o peso extremo de seu som cabuloso e denso!


Formada por Bruno Grinder no Vocal gultural extremo, Renan Oliveira e Guto Santos nas Guitarras, Denys Ferreira no Baixo e o meu brother Wagner Nugoli na Bateria, a banda Telaviv botou pressão estrema no caldeirão do Rock que se transformou esta edição do Fabrikaos.

Pra fechar o festival nada mais nada menos do que a banda D.N.A!...






Outro “Dinossauro” do ROCK Paraense toma o palco do Morma e os bangers das antigas compartilham da mesma energia “nostálgica e contemporânea” que a banda remete!!!


Bruno Carreira no Vocal, Sidney KC no Contra Baixo, Alexandre Ribeiro e Marcelo Shiozaki nas Guitarras e Mauro Seabra na Bateria formam a banda Diversion, Noise & Adrenalin que é também um das pioneiras no Pará no “estilo” do bom e velho Heavy Metal tradicional!!!


Como também já citei em outra resenha...” Os caras são das antigas, do tempo em que o cenário rock em Belém estava em constante ebulição e em 2011 voltaram não só para abrir o show do Deep, mas também para mostrar que o tempo não abalou nem um pouco o vigor e a musicalidade do grupo, muito pelo contrário, os caras estão bem mais maduros musicalmente e o show tá redondinho”...

Destaque para musica “nova” “Working to pay my Beer” (Vídeo). E nem é preciso falar que encerraram com “Metyal City” e que foi piração!!!





Parabéns ao Seu Jayme Katarro e ao Sandro K da Abunai Produções por um evento PHODÁSTICO e também ao público que prestigiou e curtiu a valer essa tarde e noite de 24 de Agosto de 2013!



Assista aos vídeos abaixo e clique no Flyer do evento no topo deste post para conferir todas as fotos!!!







Vídeos:






























Links Relacionados:
Bixo Morto:
http://bixomorto.bandcamp.com/
https://www.facebook.com/bixo.morto

Seven Foot:
http://tnb.art.br/rede/sevenfoot
https://www.facebook.com/seven.foot.5
https://www.facebook.com/pages/Seven-Foot/283686001653206

Methastasy:
https://www.facebook.com/methastasy.deathgrind

Hellride:
https://www.facebook.com/HellrideBrazil
https://www.facebook.com/hellride.brasil
http://tnb.art.br/rede/hellride
https://myspace.com/hellridebrazil

Navalha:
https://www.facebook.com/BandaNavalha
http://www.projetonavalha.com.br/

Scream of Death:
https://www.facebook.com/ScreamofDeathPA
www.soundcloud.com/screamofdeath
https://myspace.com/screamofdeath

Antcorpus:
https://www.facebook.com/antcorpus
http://www.antcorpustrash.com
https://myspace.com/bandaantcorpus
http://palcomp3.com/bandaantcorpus/

Molho Negro:
https://www.facebook.com/molhonegro
www.molhonegro.com

Insolência Públika:
https://www.facebook.com/InsolenciaPublika

Rennegados:
http://rennegados.blogspot.com
https://www.facebook.com/pages/Rennegados/159453257491376

Telaviv:
https://www.facebook.com/pages/Telaviv-Metal/493296484059759
http://twitter.com/telavivmetal

D.N.A.:
https://www.facebook.com/pages/DNA/136151963147469
http://dnametal.blogspot.com.br/

























































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...