domingo, 12 de janeiro de 2014

Resenha single Enemy - A Red Nightmare - Por Marcelo Barros

Há pouco tempo atrás, mais precisamente no Pitiú Festival 2013, recebi das mãos do brother  Igor Sampaio, Guitarrista e frontman da banda A Red Nightmare o single da mesma para resenhar. Já tinha escutado o trampo na web, porém com a missão de uma resenha sobre a obra precisei “impregnar-me” mais dela para tentar perceber seus atributos!

Como fiz na minha primeira resenha de uma obra musical que foi a do EP do meu brother Wael Daou intitulado “Ancient Conquerors”, enfatizo aqui que não sou nenhum expert no assunto, pois sou somente um publicitário apaixonado por ROCK.

Porém como publicitário sempre procurei ser versátil em minhas atividades na profissão, até porque é uma profissão que oferece inúmeras facetas, basta saber explorá-las e como eu fui sempre ligado a música, já trabalhei como compositor, produtor e diretor musical em projetos não só de cunho publicitário. Tal vivencia somada a minha relação com a música me sinto a vontade para resenhar obras desse naipe e principalmente as criadas por bandas locais as quais já fazem parte do meu metiê há quase três anos.

Então Let’s go!!!

Intitulado “ENEMY” o trampo conta com uma track bônus de título “HEDONIST”, as duas tracks foram muito bem executadas e gravadas nos estúdios Na Figueredo e também no estúdio da própria banda “The Coven Home Studio”.

A banda também fez a produção do single em parceria com Adair Daufembach que mixou e masterizou as tracks no estúdio Daufembach em Sampa. Já o design da capa levou a arte PHODA de Eduardo Lobo. Só não gostei do texto na contracapa, o qual achei difícil de visualizar devido ao tamanho da fonte usada.

Enemy, a primeira track, é a que “batiza” o single e tem inicio ao som de uma guitarra base que me remeteu a “vinhetas” de filmes de suspense/terror...


Em seguida riffs simples, mas criativos, precedem a entrada do vocal que diga-se de passagem é BRUTAL!!!...

Seguem em plena harmonia contrabaixo e bateria, dividindo peso, precisão e velocidade que só de escutar tiram o folego!!! Refrão muito PHODA, daqueles que dá vontade de gritar junto até ficar rouco... 

“...I Won’t shut up – Our leaders steal
I Won’t shut up – Our leaders kill
I Won’t shut up – Our leaders lie
I Won’t shut up – they all must die...”

Letra altamente pertinente com o  cotidiano de violência, mentiras, corrupção e hipocrisia em que estamos inseridos e que acaba transformando a humanidade em sua própria INIMIGA.

A agressividade das linhas vocais ultrapassam a “revolta” do refrão e seguem até o final e apesar de ser um vocal gultural é perceptível uma dicção “limpa” e bem colocada.
Hedonist, a track bônus não fica atrás nos quesitos competência, precisão, peso e harmonia e seque com teor equivalente falando do “hedonismo” em sua “vertente” egoísta e egocêntrica de que a vida se resume em prazeres imediatos e individuais.

Não poderia deixar de mencionar a entrada de Leon Fereira (Ex All Still Burns) na banda assumindo o posto de vocalista que pertencia a Zeh Lucas que hoje é atual vocalista da banda All Still Burs... Um TROCA TROCA que deu muito certo como já mencionei na resenha sobre o Pitiú Festival 2013, a qual pode ser lida clicando AQUI!

Contudo a percepção das mesmas músicas ao vivo e em estúdio me possibilitou sentir o quão foi importante á produção do trampo, tornando mais evidentes a diversidade rítmica da banda e como citei acima a dicção e colocação do vocal no desenvolvimento da música com uma BRUTALIDADE incomensurável mas, com tudo no seu devido lugar!!


Igor Sampaio - Luciano Camara - Leon Ferreira - Marcos Saraiva - Vinicius Carvalho

Pra quem ainda não saca a banda A Red Nightmare é formada por Leon Ferreira no Vocal, Igor Sampaio e Vinicius Carvalho nas Guitarras, Marcos Saraiva no Baixo e Luciano Camara na Batera.

Esse single é uma pequena amostra do álbum da banda que foi gravado em 2013 e é decorrente da premiação diante da vitória da mesma no CCAA Fest 2012, está sendo produzido, finalizado e será lançado pelo selo Ná Music, em 2014.


Vinicius Carvalho - Luciano Camara - Leon Ferreira -  Marcos saraiva - Igor Sampaio






















Mais uma vez podemos confirmar que o estado do Pará tem excelentes bandas e músicos extremamente talentosos e competentes, com experiencia e visão de mundo suficiente para fazer algo com qualidade. Sem ficar devendo a nenhuma outra banda do planeta, salvo as devidas proporções é óbvio.

No mais estou ansioso para o lançamento deste álbum que promete ser PHODÁSTICO!!!

Escute o single ENEMY nos players abaixo e assista ao vídeo da banda com a musica ENEMY, gravado no Pitiú Festival 2013.







Links Relacionados:

A Red Nightmare:



All Still Burns:




Ná Figueredo:


Wael Daou:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...