quinta-feira, 19 de novembro de 2015

P.U.F. - Pará Underground Festival 2ª Edição - 07/11/2015

No Sábado dia sete de Novembro, estive em Castanhal para cobrir a segunda e possivelmente ÚLTIMA edição do P.U.F. - Pará Underground Festival!!!

Seguinte... Vamos fazer que nem o meu amigo Jack... Vamos por partes!!! E primeiramente iremos tratar do fest e de suas atrações ok??

A nuclear produções este ano realizou um ESQUENTA  para o P.U.F.. O qual teve como banda headline a banda JackDevil do estado do Maranhão e também mais três bandas locais... Demência, Thunder Spell e a "prata da casa" Scream Of Death!!!... E a cobertura completa deste ESQUENTA você pode conferir clicando no cartaz do mesmo ai ao lado!!
Praticamente um mês depois do ESQUENTA a produção realizou a 2ª Edição do P.U.F. com um cast MATADOR... Foram NOVE bandas em uma noite memorável na sede do Sta. Lídia Esporte Club onde Castanhal e algumas cidades da região se fizeram presentes e se divertiram a valer!!!


No cast duas bandas de outro estado... Flashover do Distrito Federal, banda que já esteve por aqui, mas especificamente em Belém na época de carnaval... No Carnival Diablo Festival 2015, da Leprosys Produções e que você pode conferir a matéria completa clicando AQUI!!!


E a banda Blackning de Santo André, interior de São Paulo... Projeto foco do meu nobre Cleber Orsioli, após seu desligamento da banda Andralls.

Em 2012 o blog cobriu um evento da Leprosys Produções no qual o Andralls estava lançando seu novo álbum pela Distro Rock Records e intitulado “Breakneck”... Ainda rolou Violator (DF), Adipocera (PA) e Derci Gonçalves (PA) e você pode conferir essa matéria clicando AQUI!!!




Em 2013 o nobre Cleber Orsioli  esteve novamente em Manga City para gravar o DVD "15 years Breaknecking" no Teatro Experimental Waldemar Henrique, o vulgo WALDECO e você pode conferir a matéria completa com fotos vídeos e resenha clicando AQUI!!!









Deu pra sacar que o cara já é de casa... Hehehehh... Sem contar que ele fez uma participação especial no CD dos brothers do Sdream Of Death... "Madness Of Mankind", mais precisamente na faixa "Mindtrip" e a resenha desse petardo do Scream of Death você pode conferir e ouvir clicando AQUI!!!... Heheheh!!
As atrações paraenses que completaram o cast matador deste fest foram... Antcorpus de Parauapebas, Miseráveis de Bragança, Cova de Sta. Izabel, Scream Of Death e Peste Negra de Castanhal e Mitra e Foreword de Belém.



Saí de casa por volta das 15:30hs rumo a rodoviária onde pequei uma van para CASTANHAL com saída para às 16:00hs e por volta das 17:40hs estava chegando ao local do evento.

Acomodei minha mochila perto da mesa de som, deixei alguns panfletos do show do U.D.O. na portaria e fiquei pela frente da sede aguardando o galeroso do rock chegar aos poucos e por volta das 18:30hs começaram os primeiros acordes da banda Peste negra





Pra quem não saca a banda Peste negra foi formada no ano de 2009 com o objetivo de tocar Thrash Metal sob influências de bandas como Sepultura, Kreator, Slayer,  até mesmo de bandas do estado como Anúbis e Disgrace And Terror.





A bandas que começou como um quarteto, atualmente se apresenta como um Power Trio que contempla Nayran Gomes no Vocal e Contrabaixo, Cesar Augusto na Guitarra e Maurício Lima na Bateria.








Primeiro registro que eu tenho oportunidade de fazer da Peste Negra e achei muito bom o que vi e ouvi... Os caras deram seu recado na moral e mandaram um set list com QUATRO autorais e cinco covers de responsa como podemos conferir abaixo...

Set List Peste Negra:
01 - Troops of Doom (Sepultura)
02 - Destroy You (Peste Negra)
03 - Darkness (Peste Negra)
04 - Guerra (Peste Negra)
05 - Peste Negra (Peste Negra)







06 - South of Heaven (Slayer)
07 - Angel of Death (Slayer)
08 - Refuse - Resist (Sepultura)
09 - Violent Revolution (Kreator)














A apresentação dos caras foi redondinha e o trio mandou muito bem... Baixo bem marcado, guitarra em riste e ousada e bateria firme e veloz.

Destaque para as musicas "Troops of Doom" (Sepultura), "Destroy You" e "Darkness" (Vídeos).




Na sequencia veio a banda Miseráveis de Bragança e também foi a primeira vez que prestigiei e registrei a banda.










A banda foi formada no ano de 2014 no intuito de tocar Thrash/Death metal e em "pouco tempo" já fizeram várias apresentações com grandes bandas da cena paraense...













No primeiro evento "Miseráveis Attack", que contou também com as banda Retaliatory e Thunder spell, a banda Miseráveis ainda era um quarteto e só tocava covers.
Logo depois tocaram dividiram palco com D.N.A. e Delinquentes e já como quinteto começaram a apresntar as autorais e em seguida participaram do "Thrash invasion" que contou também com as bandas Warpath, Baixo calão e Disgrace And Terror.





Em 2015 participaram do Grito Rock "Bragança* que também contou com as bandas Lost in hate(DF), Anubis(PA), Nervo chaos(SP) e Vjolenza(PA).








Ai fizeram um show numa cidade próxima de Bragança chamada Augusto Correia... O "Rock Urumajó"...









Depois o Verão Rock que também contou com as bandas Álibi de Orfeu, D.N.A. e Retaliatory... Depois o "Circuito Bragantino de Rock" com as bandas Disgrace And Terror e Briga de Bar.







Ai os caras organizaram a segunda edição do Miseráveis Attack que contou também com as bandas Scream of Death e Thunder Spell.








Depois disso veio o convite para participar da 2ª Edição do P.U.F. e pra encerrar o ano com chave de ouro os caras vão tocar dia 05 de Dezembro de 2015 no show de aniversário de 25 Anos de estrada da banda Retaliatory.







Atualmente a banda conta com Pedro Lucas no Vocal e Guitarra, Geovanny Oliveira na outra Guitarra, Maurício Kobayashi no Contrabaixo e Agenor Oliveira na Bateria e já tem várias músicas autorais com letras que abordam temas critico social, Religião e sobre o "Heavy metal e a união Headbanger".

Apesar da banda ser formada por rapazes novos tanto na idade quanto em experiencia de palco e performance, os caras deram conta muito bem da missão e fizeram um show PHODA!!!


Destaque para musica "Bowels O Holy Whore" (Vídeo).








Uma retirada estratégica para me reidratar e fazer umas imagens da galera que compareceu no evento e curtiu a valer as atrações!!!







Em especial estive na banca do Heavy Point, o mais novo empreendimento ROCK de Belém, administrado pelo meu brother Neto Doria.









A breja dessa noite ficou por conta dessa turma PHODA de Sip!!!

De volta ao front para registrar a banda Foreword que está voltando aos palcos depois de uma hiato de três anos a banda retorna oficialmente em Dezembro de 2014 em um show (Natal Solidário) na cidade de Barcarena.




A banda que já tinha lançado um EP no ano de 2008, intitulado "Blind Fate", tem como foco em 2015, ensaios e novas composições, as quais serão contempladas em um novo EP da banda.





Junho deste ano a banda participou e venceu a Batalhas de Bandas promovida pela Jovem Pan e Lojas Keuffer, com a musica inédita "Riders".









Desde que a banda retomou a estrada eu ainda não tinha tido a chance de registrar a mesma, apesar de já ter prestigiado uma apresentação dos caras quando em visita a sede dos Abutres Pará, na festa de aniversário do meu nobre Franklin Couto, Ex presidente da antiga ARP - Associação do Rock Paraense e que você pode conferir clicando AQUI!!!

Nesta apresentação no P.U.F. os caras estavam "desfalcados", já que o Guitarrista Thiago Costa adoeceu na véspera do evento e não pode comparecer ao mesmo.


Porém, mesmo assim a banda deu seu recado e muito bem dado diga-se de passagem!!! a empolgação da galera foi PHODA e contagiou a banda que destruiu tudo e até o guitarrista Anderson Leal se empolgou tanto que quebrou uma das cordas de sua guitar!!... Hheheheh!!!





O Foreword conta atualmente com Reginaldo Mendes no Vocal, Thiago Costa e Anderson leal nas Guitarras, Vitor Lescaux no Contrabaixo e Wyber Gester na Bateria.

Destaque para as musicas "Riders" e "Blind Fate" (Vídeos).



Mais uma pausa... Um giro pelo local... Umas fotos da galera... Brejas... Conversas...









E de repente, Elvis Santos, batera da banda paulista Blackning me presenteou com dois adesivos da sua banda!!!... Thanks meu nobre!!!








E não demorou já estava me posicionando para o registro da banda ícone da sena de Castanhal... Scream Of Death!!!









Afiadíssimos como de costume, os caras do Scream Of Death tomaram o palco do P.U.F. de assalto e promoveram o caos na cabeça dos bangers do início ao fim de sua apresentação.

Com uma formação estável a mais ou menos quatro anos, época em que os caras começaram a focar no trampo autoral a Demo - "Scream Of Death" em 2010.







É também no mesmo período que Paulo Nery assume as baquetas da banda e no ano seguinte, 2011, os caras lançam o Single "This is War"





No ano de 2013 esse single e mais quatro musicas da banda contemplam um Split com a banda paulista Critical Fear e em 2014 finalmente a banda lança seu primeiro Full.















E o ROCK não para com esses caras do Scream of Death!!!... A banda já esta desenvolvendo material para um novo álbum e apresentando esse material devagar ao público em todos os shows desde o início do segundo semestre de 2015.

São CINCO musicas novas... Rise, Stepfather e Fear My Hate eu já havia registrado, basta clicar no titulo de cada uma delas e conferir... Mente Preguiçosa eu registrei nesse evento e estará após a resenha em vídeos junto com mais um registro de Fear My Hate em "Vídeos"... Espero registrar a quinta musica nova, Blinded By Choice em BREVE!!!


A banda já tem outras musicas que ainda estão sendo "lapidadas" e os caras acreditam que por volta do segundo semestre de 2016 a banda esteja novamente em studio gravando mais um Full que deverá contemplar DEZ faixas, sendo que metade com letras em PORTUGUÊS e a outra metade com letras em INGLÊS!!!




Destaque para as musicas "Mente Preguiçosa" e "Fear My Hate" (Vídeos).










Sem perder muito tempo o Power Trio d Sto. André toma o palco do P.U.F. e manda ver um Thrah Metal PANCADA no pé do ouvido do galeroso presente no local!!!!








A banda já tinha me surpreendido quando vi os clipes das musicas "Thy Will Be Done" e "Unleash Your Hell" ao fazer o vídeo chamada para o P.P.F., o qual você pode conferir clicando AQUI!!!... E me surpreendeu novamente ao vivo!!!




Cleber Orsioli na Guitarra e Vocal, Francisco Stanich no Contrabaixo e fazendo os Backing Vocals e Elvis Santos na Bateria, formam um "Power Trio Thrash" muito PHODA!!!







Como citei no início desta resenha, este é um projeto "NOVO" do brother Cleber Orsioli. Formada em Dezembro de 2013, a banda lança um ano depois, em Dezembro de 2014 o seu álbum Full Debut...  “Order of Chaos”!!!








O play contempla DEZ faixas, sendo NOVE autorais e uma um cover da banda Overdose, além de uma faixa BÔNUS MULTIMÍDIA com o clipe  de "Thy Will Be Done"... Confira abaixo!!!






01. Thy Will Be Done
02. Terrorzone
03. Unleash Your Hell
04. Against All
05. Death Row
06. Silence of the Defeat
07. Devouring the Weak
08. Censored Season
09. Killing or Being Killed
10. Children of War (Overdose Cover)
+ Thy Will Be Done (Multimedia video  - bonus)




Destaque para musica "Unleash Your Hell" (Vídeo).











Mais uma retirada estratégica para uma breja e fotos do galeroso que colou na segunda edição do Pará Underground Festival!!!









E não demorou para a banda Flashover se posicionar no palco e mandar ver com direito a uma Intro e em seguida muito METAL de qualidade pra galera!!!






Como citei no início, é a segunda vez que tenho a oportunidade de registrar e curtir o show dos caras de Brasilia, e foi PHODA!!!

Infelizmente ainda continuam sem lançar algo novo desde o álbum "Superior" lançado em 2008, porém, em minhas pesquisas achei uma entrevista com a banda e nela menciona um álbum ainda para este ano, o que eu acho improvável e este projeto só deverá acontecer em 2016... Só acho!!!... Heheheh!!!

"O Flashover foi formado no final da década de 90, mais precisamente no mês de Outubro do ano de 1996. Tendo participado em diversas coletâneas nacionais e internacionais, lançou uma Demo-Tape "Flashover" gravada ao vivo no ano de 1999.




Em 2001 os caras lançaram o primeiro CD intitulado "Infamous Country" e em 2003 lançaram o álbum "Land Of Cannibals", o qual é considerado um "divisor de águas" para a banda, consolidando a mesma no cenário nacional.





Depois de quatro anos sem lançar algo novo, a banda retoma a produção e lança outro PETARDO do Thrash Metal de Brasília... O álbum, "Superior", o qual teve uma excelente produção e uma bela arte gráfica, sem contar que o play é recheado de participações especiais como...



Vitor Rodrigues (Torture Squad/Voodoopriest), Fernando Lima (Drowned), Pedro (Ellfus), Pablo (Dynahead), Carlos (Narcoze/Blazing Dog), Robson (Abhorrent) e Germano (Tumulto)."

Apresentação PHODÁSTICA e com um vigor incrível que estraçalhou os pescoços dos roqueiros e roqueiras presentes na sede do Sta. Lídis Esporte Clube em Castanhal!!!








Destaque para as musicas "Repressed Desires" e "Land of Cannibals". (Vídeos).

Sem muita firula chega a vez da banda que já é referência do Thrash Metal Izabelense!!!... Cova!!




Porém antes de me posicionar para registrar a banda, recebi das mãos do nobre Edu Souza, Vocal e baixo da banda Mitra duas cópias do álbum "Enigma", o qual já está completando um ano que o mesmo se encontra disponível para venda e em Janeiro de 2016 completará um ano do seu show de lançamento e em breve um desses CDs, devidamente autografados por todos os integrantes da banda, irá ser sorteado entre os leitores do blog Metal Pará... AGUARDE!!!

Voltando ao Cova... A banda que já foi um quinteto e atualmente se apresenta como Power Trio, foi formada  no ano de 2013 na cidade de Sta. Izabel do Pará.







Os caras tem uma pegada bem peculiar onde misturam letras que abordam temas como guerras, violência social, corrupção e crítica contra governos corruptos, e isso tudo com um som rápido, rasteiro, distorcido e pesado, porém, carregados de harmonia e muito bem delineado.




Cantando no bom e velho Português, a banda Cova defende o underground nacional, valorizando exatamente as bandas que usam nosso vernáculo.














O show dos caras foi pirante e visceral como na maioria das vezes, porém, ainda continuo achando que  "mais uma guitarra traria de volta todo o "PODER" da banda."

Digo isso porque já presenciei a banda na época em que a formação contemplava dois guitarristas e é mais PHODA ainda!!!

É a segunda apresentação da banda que registro com o brother Elvis Monteiro na batera e posso dizer que foi uma excelente "aquisição" para o Cova!!!... Heheheh!!... O brother tá afiadinho e mandando muito!!!
Completando o trio temos o Brother Zozimo Berserk na Guitarra disparando os riffs e Maykon Uchoa no Contrabaixo marcando e dando mais peso as musicas e berrando as letras a plenos pulmões!!!


Destaque para musica "Cova Nuclear" (Vídeo).





Logo depois da banda Cova, foi a vez dos brothers da banda Mitra se apresentarem. 









A banda também se apresentou na primeira edição do Pará Underground Festival, a qual você pode conferir a matéria completa clicando AQUI!!!








Pra quem não saca a banda Mitra é uma das bandas de metal mais importantes do underground paraense e que toca o bom e velho Heavy Metal Tradicional com uma qualidade e sensibilidade fora de série!







A banda que já foi sexteto , quinteto e atualmente segue como um quarteto composto por Edu Souza no Vocal, Contrabaixo e Teclados, Joelcio Graim e Sandro Soares nas Guitarras e Flávio Campos na Bateria.













"Os caras tem mais de vinte anos de estrada e no início do ano, mais precisamente no dia 11 de Janeiro, a banda lançou seu último álbum (Enigma) no Studio Pub e você pode saber mais sobre a banda e conferir o Show de Lançamento do CD Enigma clicando AQUI!!!

É possível notar que o entrosamento de tantos anos de estrada conferem aos músicos uma cumplicidade sonora única.








Com músicos experientes e o vocal empolgante do meu brother Edu Souza a banda Mitra fez um show redondinho como de costume e a galera pirou do início ao fim com a banda.

Destaque pra musica "Children O Metal" (Vídeo).

E para fechar a noite com chave de ouro e chaveiro de platina, toma de assalto o palco da segunda edição do P.U.F. a banda do Pebas... Antcorpus!!!!

Com sangue nos olhos e uma latinha de breja na mão, o nobre Djair Oliveira e sua trupe despejam toneladas de decibéis em forma de Thrash Metal e a ordem dada por ele é "Sangue na canela" e destruição total!!!





Os caras fazem um thrash metal no estilo oitentista com rifs bem criativos e rápidos, sem esquecer a qualidade incontestável e com letras no bom e velho Português.







Pra quem realmente frequenta a cena de Belém e região, saca que os caras já não são mais novidade por aqui e arrebentam sempre!!!










Abriram até pro grande Sodom em 2013 aqui em Manga City, no Hotel Gold Mar e deram um show!!... E essa matéria você pode conferir clicando AQUI!!!







Além do meu brother Djair Oliveira no Vocal, a banda conta com Matheus Lima e Gabriel Baena nas Guitarras, sansão Antcorpus no Contrabaixo e Johnny Santos na Batera.







Em especial o jovem mancebo Matheus Lima que singrou nos riffs do Anticorpus como se fosse brincadeira de criança!!!!











Fez base, solou e tanto fez que a guitar do brother arregou, mas os caras do Flashover logo deram um jeito e emprestaram uma guitarra para que o brother continuasse dando seu show!!!... PHODA!!!





E a banda em breve estará com novidades muito PHODAS!!!... Os caras já estão com  novas composições e planejam um novo CD previsto para o mês de Maio de 2016.









Também estão nos corres para viabilizar um clipe ou da musica "Chuva Ácida" ou da musica "Desordem e Retrocesso" até o mês de Junho do mesmo ano!!!... Quer mole ou quer mais???






Pois tem mais!!!... A partir do segundo semestre de 2016 a banda deverá entrar em turnê pela América do Sul já com o novo álbum e as canelas vão sangrar novamente!!!... Hhehehe!!!

Destaque para as musicas "Violência" e " Desordem e Regresso"

E assim foi a segunda e provavelmente a última edição de um dos melhores e mais bem organizados festivais do estado do Pará.









Lembra que no início do post dividimos o mesmo como nosso amigo Jack??... Pois é agora vem a "outra" parte!!!... A outra face da moeda!!!








Desde que tive o prazer de cobrir o Esquenta Para o P.U.F. 2ª Edição que houvi de membros da Nuclear Produções que essa seria a última edição do fest e adivinhem o MOTIVO do encerramento do mesmo!!!

Além da falta d apoio cultural por parte do governo, seja em qual esfera for, de uns tempos pra cá estamos recebendo muitas bandas internacionais e o que vemos mais uma vez é o "desinteresse" em shows com bandas nacionais e mais ainda com bandas regionais e locais.

A falta de apoio das instituições do governo já é de "praxe" e a maioria esmagadora das produções faz seu corre sem contar com isso...









Porém não podem fazer o mesmo sem contar com o mais importante que é o público e este se evadi cada vez mais dos espaços  e eventos em que os produtores se esforçam para manter e torcem para que pelo menos a bilheteria cubra os gastos e isso não vem ocorrendo.



Como eu já disse na chamada para o P.U.F.... "Banda gringa é bacana.. Pow bacana, mas mermão a gente não vive de banda gringa papai... A gente precisa dar valor no que é nosso... Bandas PARAENSES... Bandas NACIONAIS... Essa que é a parada... Va Prestigiar essa galera que produz pra gente.. Os caras podiam estar em casa coçando o saco, não eles estão lá produzindo um evento que é pra tu sair da tua casa e ir lá curtir!!!!"







Parabéns a todos que contribuíram para que essa segunda edição do Pará Underground Festival fosse realizada com sucesso e esperamos de coração que a Nuclear Produções "reconsidere" o que acho difícil diante do pouco que conheço dos caras eles são posicionados e tem atitude de sobra para tal!

No entanto nada impede que a própria Nuclear Produções produza e realize outros eventos e quem sabe outros festivais e podem contar comigo e com o Blog Metal Pará!!!








Assista aos vídeos abaixo, confira todas as fotos desse evento clicando no cartaz no topo desta postagem e COMPARTILHE a mesma em sua rede de amigos no Facebook e ajude a divulgar a sua cena!!  


Marcelo Barros.




Vídeos:





























Links Relacionados:






































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...