sábado, 27 de maio de 2017

Sonata Arctica e Methademic - 14/05/2017

No último Domingo, dia 14 de Maio de 2017 estive presente no Botequim em mais um evento PHODA da Leprosys Produções, e dessa vez a convite da grande banda paraense de Prog Metal Methademic, que na ocasião abriu o show da banda finlandesa Sonata Arctica!!!

Cheguei no local por volta das 19:30h e a banda Sonata Arctica estava terminando a sua passagem de som, em seguida a banda Methademic tomou o palco, fez a sua passagem de som e não demorou estavam prontos para dar início ao evento.





Mas algo estava diferente, fora do usual... De repente uma boa parte do público começou a entrar no local para prestigiar o show da banda de abertura!!!





Estou acostumado a ver as apresentações das bandas locais abrindo shows para banda de fora e posso dizer que o público que prestigiou o show da Methademic foi um dos melhores (quantidade) se não o melhor que já observei.

Na maioria esmagadora das vezes as bandas locais se apresentam para uma minoria, já que a "maioria" prefere ficar na frente dos eventos aguardando a apresentação da banda Redliner.





Fãs do Sonata Arctica em busca de um lugar mais perto possível para ver o show da mesma?... Fãs da Methademic apoiando a banda?

Ao meu ver aconteceu as duas coisas!!!... Sempre circulo muito nos locais onde cubro os evento e sempre escuto os comentários das pessoas e o que escutei de várias foi que o show da Methademic SURPREENDEU bastante, o que me levou a concluir que a Methademic acabou arrebatando vários fãs do Sonata Arctica, que por entrarem desde o inicio do evento acabaram assistindo e CURTINDO a Methademic!!!

Os caras entraram com o pé direito no palco, o som estava tinindo e a iluminação idem!!... Músicos focados e preparados pra fazer uma boa apresentação, e fizeram muito além disso!!! Fiau Babau pra quem ainda fica do lado fora dos eventos esperando a atração principal!!

Pra que não saca ainda a banda Methademic e quer saber mais sobre a história da mesma é só conferir algumas matérias feitas pelo Blog Metal Pará clicando AQUI!!!... AQUI!!! e AQUI!!


Afinal tive o prazer de acompanhar a banda desde seu surgimento em  2014, registrando sua "pré estreia" no Halloween Brother's Of Metal (clique AQUI e confira a matéria desse evento) e dai em diante a banda só vem se aperfeiçoando cada vez mais.





Graças ao talento de seus músicos e a perseverança e pé no chão do nobre Kleive Paiva a banda alcançou um nível muito bom e cada show que prestigio e registro dos caras sinto que estão cada vez mais profissionais. Porém, não perderam a acescência do underground. 



Como já disse em várias oportunidades, os caras estão prontos para alçar voos maiores, é só uma questão de tempo e isso já está sendo planejado pela banda. Assim que o EP da mesma for lançado, será dado o START para uma nova e grande fase da Methademic!!!




Essa é a segunda vez que a banda abre show de uma banda internacional, sendo que a primeira foi para banda sueca Enforcer, e essa matéria você confere clicando AQUI!!!







Já o nobre Kleive Paiva quando era vocal da banda Traveller abriu com a mesma o show de outra banda sueca, a  Steelwing e você pode conferir a matéria desse evento clicando AQUI!!







Quanto a apresentação da banda como banda anfitriã no show do Sonata Arctica, foi sublime!!!... Quem estava lá viu e ouviu todo o potencial da banda que executou em cerca de 40 minutos, CINCO musicas, todas autorais...





Set list Meethademic:
01 - Black Soul 
02 - I Want To Leave 
03 - Son Of Light 
04 - Lord Of Lies 
05 - River Of Blood In My Hands






Kleive Paiva além de fundador, vocal e front man da banda , ainda é o cara que planeja os passos do grupo, o qual é formado por músicos de excelente nível e creio que essa formação do Methademic vai longe.






Fause Pereira na Guitarra, e Celso Lavoisier na Bateria já estão com a Methademic a algum tempo e vivem a musicalidade da banda profundamente, com mais "cumplicidade"... Fause passeia com muita facilidade pelos riffs e acordes das musicas da banda e as executa com perfeição.



Já o "pequeno" grande batera do Methademic, Celso Lavoisier, me parece ser um "Prodígio" das baquetas e sempre dá um show a parte na bateria!!


Quanto aos dois mais novos integrantes que assumiram o posto de Baixista e Tecladista o que posso dizer a respeito? 









O Baixista William Pereira, apesar de novato no Methademic, é conhecido na cena local pela sua participação em projetos como a extinta banda Heresy que fazia um cover fuderoso do Pantera, a banda Meridiam que fazia cover da banda Arch Enemy, Silverchair Cover, The Strokes Cover e atual baixita do Metallica Cover Belém...








Cover PHODA do Metallica!!!... Sem esquecer das bandas autorais que William participou como Crashdown, Aerolito e Imortal Shape.
Conheci o brother nos seus projetos cover e já há algum tempo vivia dizendo a ele e a outros integrantes do Metallica Cover Belém, que os mesmos deveriam  desenvolver um trampo autoral, já que o nível dos integrantes era muito promissor.

Quanto ao  Lucas Ansur Figueiredo que é o novo Tecladista da Methademic, conheci a pouco tempo como integrante da banda Sinphonic Metal paraense Alchemya...







Banda a qual só tive a oportunidade de fazer um registro até o momento, pra ser mais específico no Dark Massacre Fest em Fevereiro do corrente (2017) e você pode conferir clicando AQUI!!
Parte da banda esteve aqui no QG do Blog Metal Pará para buscar os vídeos que fiz da banda no show de abertura do Sonata Arctica, os quais deverão fazer parte das imagens usadas em um futuro clipe da música "Son of Light" que é a primeira das quatro tracks contempladas do EP...


02 - River of Blood in My Hands 
03 - Time
04 - I Want To Leave

O EP já está na fase de "prensagem" (Fabricação) e muito brevemente estará sendo lançado com grandes parcerias para esse lançamento!!










Enquanto seu lobo não vem, a banda já está com as peitas em mãos e que por sinal ficaram PHODAS, nos tamanhos P, M, G... Perguntei se esse P era de PORRUDO mas fui informado que não!!!... Heheheh!!!...

Quem quiser adquirir, além de dar uma força para os caras vai ficar "princeso" com a peita... Heheheh!!!... Basta entrar em contato com o nobre Kleive Paiva (91-984019333 - WhatsApp).

Na ocasião, ainda no QG do Metal Pará, rolou uma Horita de La Broquita e os caras saíram daqui com as imagens e empanturrados com uns burgers artesanais que preparei pros caras!!!... Heheheh!!!... confira o vídeo a baixo!!!






Avante Methademic!!

Destaque para as musicas "Lord Of Lies" e "River of Blood in My Hands" (Vídeo).








Aquela velha retirada estratégica para me reidratar e fazer umas imagens do galeroso que colou no evento!!!










Encontrei por lá, sacando o evento o brother e parceiro do Metal Pará Paulo Marques Trindade "Paulinho Metal Hard" da Metal Hard Produções e Distro.







Seguindo o cronograma da Leprosys a atração principal da noite, Sonata Arctica toma o palco montado no Botequim e da início a sua apresentação.



Apesar de não curtir muito a banda, sei que se trata de um grande ícone do estilo e apesar de ter sido convidado pela banda Methademic é mais do que óbvio que não iria jamais perder a oportunidade de fazer um belo registro da banda por aqui pelo nosso estado, pela nossa Manga City!!
E foi exatamente o que tentei fazer e o fiz em parte!!!

Pra quem não saca a banda Sonata Arctica que é hoje uma das mais influentes bandas da proeminente cena escandinava e ícone do metal melódico mundial, é oriunda da cidade de Kemi, que fica localizada ao norte da Finlândia, e surgiu em meados do ano de 1996 e portanto, caminhando para 22 anos de estrada...



Primeiramente (FORA TEMER), a banda se chamava Tricky Beans e após a entrada de Tony Kakko (Vocal/Teclado) e Pentti Peura (Contrabaixo) no projeto os caras gravaram três Demos, "Friend 'till the End", "Agre Pamppers" e "PeaceMaker"... 






No ano seguinte o projeto sofreu algumas mudanças e de Tricky Beans o nome muda para Tricky Means, o baixista Pentti Peura deixa a banda e no ano seguinte em seu lugar entra Janne Kivilahti.





No ano de 1999 os caras lançaram a Demo "Fullmoon" que acaba chegando na Spinefarm Records, a qual se interessou pelo trampo dos caras e os contratou!!!
Dai a banda finalmente muda o nome para Sonata Arctica e no mês de Setembro desse mesmo ano os caras lançam seu primeiro albúm, intitulado "Ecliptica".


No ano de 2000 o Tecladista Mikko Härkin entra na banda e Tony Kakko fica mais livre para focar no Vocal da banda... No mesmo ano a banda abriu show de grandes nomes como o Stratovarius na sua turnê europeia, é também nesse ano, mais especificamente em Outubro, os caras lançaram o EP "Successor", o qual contempla covers de bandas como Helloween e Scorpions, além de uma versão editada de "Fullmoon", versões lives e duas músicas inéditas, "Shy" e a primeira versão de "San Sebastian".

Ainda em 2000, no final da tour desse EP o Baixista Janne Kivilahti deixou a banda, e em seu lugar entra Marko Paasikoski, que anos antes fazia parte do projeto quando ainda se chamava Tricky Beans e na época tocava Guitarra.





No ano seguinte a banda lança seu segundo EP, intitulado "Orientation", marcando a estreia de Marko Paasikoski no Contrabaixo... O EP contempla "Black Sheep", uma versão acústica de "Mary-Lou", covers do Iron Maiden e Bette Midler, o vídeo de "Wolf And Raven" e ainda uma entrevista.


No mesmo ano lançaram o seu segundo Álbum o "Silence", na sequência seguiram em uma tour com a banda Gamma Ray que explorou a Europa e o Japão, onde gravaram "Songs Of Silence", lançado em 2002 e neste mesmo ano os caras vieram pela primeira vez à America do Sul, passando pelo Brasil e Chile. Neste mesmo ano de 2002 o Tecladista Mikko Härkin deixa a banda.


Em 2003 com a ajuda de Jens Johansson, tecladista do Stratovarius solando e Kakko fazendo as bases a banda consegue lançar  o seu terceiro álbum, intitulado "Winterheart's Guild ".




Klingenberg, ou "Henkka", como é mais conhecido entra no lugar de Mikko Härkin, assumindo os Teclados e no mesmo ano a banda lança seu terceiro EP, o "Takatalvi", que contempla covers do Metallica, Scorpions e Helloween, duas novas canções e novamente "Shy" e a versão original de "San Sebastian".



No ano de  2004, os caras abriram shows para o Iron Maiden na sua turnê pelo Japão e em Agosto desse ano lacaram o EP "Don't Say a Word", já com a Nuclear Blast

A estreia de "Henkka" nos teclados da Sonata Arctica, foi uma "prévia" do próximo álbum dos caras, o "Reckoning Night".











Duas das quatro tracks contempladas no EP "Don't Say a Word", também foram contempladas no álbum "Reckoning Night", lançado em Outubro do mesmo ano.

No início do ano de 2005, os caras foram convidados à abrir os shows da banda Nightwish em sua turnê americana. Porém, essa tour acabou sendo cancelada, contudo os caras do Sonata decidiram fazer uma pequena tour com algumas apresentações nos Estados Unidos e Canadá.
Neste mesmo ano a banda lança sua primeira coletânea, intitulada The End of This Chapter, a qual compila sucessos de todos os CDs  da banda, incluindo também faixas bônus com versões acústicas.







No ano de 2006 a banda lança o seu segundo álbum ao vivo, "For the Sake of Revenge", o qual foi gravado em 2005, na casa de shows Shibuya AX, em Tóquio no Japão.







No final do mesmo ano os caras lançam sua segunda coletânea, intitulada "The Collection", que também contempla musicas de todos os discos e novas versões.










Em 2007 é lançado o álbum "Unia" e em Agosto do mesmo ano, o Guitarrista Jani Liimatainen deixa a banda e é substituído por Elias Viljanen.













No ano seguinte a banda lança as versões remasterizadas dos clássicos "Ecliptica" e "Silence", e faz shows pela segunda vez no Brasil: em Curitiba e em São Paulo.




Em 2009 lançam "The Days of Grays", sexto álbum de inéditas dos caras.

Em 2011, a banda grava o seu segundo DVD, Live in Finland, gravado no Teatria, na cidade de Oulu, Finlândia.

Em Fevereiro do ano seguinte, a banda anuncia em seu site oficial que o sétimo álbum de inéditas se chamará "Stones Grow Her Name" e o mesmo foi lançado em Maio do mesmo ano.



Em Agosto do ano de 2013, o Baixista e membro fundador Marko Paasikoski deixa a banda e Pasi Kauppinen (Silent Voices, Winterborn), que já havia trampado com a banda na mixagem dos seus dois DVDs e gravado até algumas passagens nos últimos três álbuns de estúdio, entra para substitui-lo.



Em Março de 2014 a banda lança o álbum "Pariah's Child" e em Setembro do mesmo ano a gravadora Ouergh Records anuncia o que seria o primeiro álbum tributo ao Sonata Arctica, contemplando bandas de todo o mundo, porém focado em bandas novas influenciadas pelo Sonata...





Xandria, Van Canto, Stream of Passion, Arven, Celestial Wish, Disposable, Dyscordia, Innvein, Majesty of Revival, Morlich, Sunrise e Timeless Miracle.













No mês de Outubro de 2016, os caras lançam o álbum "The Ninth Hour", que não por coincidência é o NONO álbum do Sonata Arctica...

E desde então os caras estão excursionando com o objetivo de divulgar esse trampo, sendo que este show em Manga City fez parte da mais longa tour feita até hoje pela banda na América Latina!!

Atualmente a banda conta com Tony Kakko no Vocal, Elias Viljanen na Guitarra, Pasi Kauppinen no Contrabaixo, Henrik Klingenberg nos Teclados e Tommy Portimo na Bateria.





Quanto a apresentação da banda foi bem empolgante e cheia de performances, principalmente do vocal Kakko e  do Guitarrista Elias Viljanen e do Baixista Pasi Kauppinen que a toda hora trocavam de lado no palco para desenvolverem melhor suas respectivas performances.




Fiz várias fotos da banda e alguns vídeos "completos" capturados do mezanino do Botequim e em dado momento decidi descer para fazer algumas imagens mais perto da banda,

Fiz um vídeo completo incrível onde mostro bem a interação da banda com seus fãs bem de perto, em cima da grade de proteção que separa o público do palco.


Depois decidi descer nessa área entre o palco e o público para fazer mais imagens da banda, já que no local haviam duas outras pessoas fazendo o mesmo!!

Em dado instante, ao término de uma música, notei que o vocal desceu do palco e logo em seguida a banda deu início aos acordes da próxima música do set e achei ser uma excelente oportunidade para fazer um "Teaser" para publicar sem edição mesmo assim que chegasse no QG do blog como tenho feito de algum tempo pra cá.
E assim o fiz, colei minha lente no Kakko desde a hora que ele subiu novamente ao palco, fui acompanhando sua performance até que de repente ele põe e tira uma das mãos na frente da lente da câmera. De prima não entendi o gesto achando até que poderia ser uma "brincadeira" dele comigo e continuei filmando!!!



Sem parar de cantar, novamente ele vem com a mão na direção da câmera e desta vez ele tira rapidamente a câmera das minhas mãos, nesse momento pensei que ele iria fazer imagens da galera e tals mas não...





Fez que ia colocar a câmera no praticável da bateria e teclados e logo em seguida me devolveu, fazendo um sinal com as mãos no pescoço para que eu parasse o que estava fazendo, e foi o que fiz, parei de filmar e voltei ao modo fotografia e continuei fazendo imagens, até que alguém da produção "da banda" apareceu e "convidou" todos os fotógrafos a se retirarem do local!!!

Confesso que na hora fiquei sem saber o que aconteceu e depois comentei com a produção do evento que me informou ser relacionado a direitos de imagem e tal...






Na mesma hora perguntei se teria problemas em postar os vídeos e fui informado que não teria, porém depois já no outro dia tornei a fazer a mesma pergunta pelo chat do Facebook e fui informado para publicar somente UM dos QUATRO vídeos que capturei da banda Sonata Arctica. e foi o que fiz, afinal "Soldado mandado não tem CRIME!!"


Infelizmente, uns quinze minutos após o ocorrido, pintou uma carona e não pude dispensar... Deixei o local, segui para o QG do Blog e publiquei o "teaser", disponibilizado abaixo, onde  você pode conferir o que ocorreu e tirar suas conclusões... Afinal "transparência é bom e eu gosto!!".


Até o momento o teaser atingiu mais de MIL E DUZENTAS visualizações e cumpriu seu papel... Quanto ao ocorrido, se a banda tem alguma restrição de imagens, isso teria que ser comunicado a produção local e esta repassado as informações de restrição a TODOS os profissionais que estavam presentes registrando imagens do evento e isso não foi feito, ou se foi a infomação não chegou ao meu alcance!!
Quanto a atitude do Kakkos acho que ele poderia ter sido menos "invasivo" e esperado uma oportunidade para contactar alguém da produção da banda que sempre estão no entorno do palco e pedir para intervir. Porém não posso posso critica-lo entendendo que no calor da apresentação a reação que ele teve foi a que ocorreu e espero que da próxima vez eu e quaisquer outro profissional que estiver cobrindo o evento sejam informados se as atrações tiverem restrições de imagem!!!

Set List Sonata Arctica:
01 - Closer to an Animal
02 - Life
03 - The Wolves Die Young
04 - In Black and White
05 - Tallulah
06 - Fairytale
07 - FullMoon
08 - Among the Shooting Stars
09 - No More Silence
10 - Abandoned, Pleased, Brainwashed, Exploited
11 - We Are What We Are
12 - The Power of One
Bis:
13 - Misplaced
14 - I Have a Right
15 - Don't Say a Word

Destaque para musica "Fullmoon" (Vídeos).







No mais o evento da Leprosys foi PHODAÇO e superou as espectativas, vendendo antecipadamente mais e 700 ingressos e com certeza haviam mais do que isso no evento... Parabéns a Leprosys que mais uma vez fez a roda girar e já está trampando para o show do ano em Manga City!!!... Testament e em seguida Overkill!!!... Heheheh!!!... A Leprosys é PHODA!!!

Agradeço a banda Methademic, em especial ao nobre Bleive Paiva pela lembrança e confiança no meu trampo... Thanks!!!













Assista aos vídeos abaixo, confira todas as fotos desse evento clicando no cartaz no topo desta postagem... COMPARTILHE a mesma em sua rede de amigos no Facebook e ajude a divulgar a sua cena!!

Vídeos:



















































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...